Apresentação

O Teatrão é uma companhia profissional de teatro fundada em 1994, e que desde 2010 apresenta o estatuto de instituição de utilidade pública. Desde a sua fundação os seus projetos são desenvolvidos na cidade de Coimbra, mantendo uma atividade regular e quase exclusiva na área do teatro para a Infância até 2001, data a partir da qual decidiu alargar a sua ação a um público mais heterogéneo – o adolescente e adulto - com quem tem estabelecido um diálogo contínuo, muito próximo.

 

O Teatrão tem apresentado peças de autores clássicos e modernos, escolhidos de acordo com os temas das temporadas, e produzido textos inéditos, em especial para a infância e juventude. A atividade da companhia tem hoje três facetas - a criação de espetáculos de teatro próprios, a apresentação de espetáculos de música, dança e teatro produzidos por outros, e a formação nas áreas do teatro e da expressão dramática -, centrando-se sempre no levantamento de questões que encontramos urgentes: a construção de referências, o diálogo com o imaginário, a fronteira entre realidade e ficção e a potência criativa do conflito tradição/inovação, são exemplos de temas que, articulados entre si, nos conduzem a propor uma discussão maior, a do mundo em que vivemos hoje.

 

O teatro e a arte em geral têm uma função de intervir na sociedade, de criar indivíduos ativos, capazes de questionar o seu mundo e de intervir sobre ele ativamente. O teatro tem a possibilidade de permitir ver o mundo de forma diferente, de alargar horizontes. É em torno desta ideia que a atividade da companhia se faz. Se todos os espetáculos d’ O Teatrão são produzidos tendo por base a proposta de discussão em torno de alguma inquietação que nos move, enquanto cidadãos e artistas, o projeto pedagógico d’ O Teatrão nasce também deste contexto, sendo transversal a todas as atividades promovidas pela companhia.

 

Operando em estreita articulação com o trabalho artístico, o projeto pedagógico permite-nos não só apurar a reflexão sobre a atividade criativa, mas também estabelecer pontes e redes de sentidos entre esta e as restantes desenvolvidas: isto traduz-se ativamente na concretização de projetos e eventos que, tanto na sua estrutura formal como no seu conteúdo programático, se relacionam intimamente com o momento que O Teatrão atravessa e com os desafios com que este se depara e lança à comunidade.

 

O considerável sucesso formativo apresentado pelos projetos de continuidade - como as Classes de Teatro, que passaram de três turmas em 2001 para quinze turmas no ano letivo 2013-14, sendo regular a participação de uma delas no Festival PANOS desde a criação deste em 2006 (Palcos Novos, Palavras Novas promovido pela Culturgest, a versão portuguesa do projeto Shell Connections do National Theatre de Londres); ou o projeto Bando à Parte: Culturas Juvenis, Arte e Inserção Social, projeto de formação artística nas áreas da música, teatro e dança, que conta já com dois ciclos de formação (maio 2010-outubro 2011 e maio 2012-outubro 2013) e com múltiplos parceiros nacionais e internacionais – permite que O Teatrão se venha a afirmar como uma das estruturas nacionais de ponta na área do Teatro e Educação, na vanguarda do pensamento sobre a Educação Artística.

OFICINA MUNICIPAL DO TEATRO

Rua Pedro Nunes

3030-199 Coimbra - Portugal

40º 11' N / 8º 24' W

 

Telef: +(351) 239 714 013

info@oteatrao.com

 

Bilheteira

Telef: +(351) 239 714 013

Telm: +(351) 912 511 302

reservas@oteatrao.com

 

 

Levantamento de bilhetes:

Dias úteis: 10h-13h e 14h30-19h e uma hora antes do espetáculo.

Não se efetuam reservas no próprio dia do espetáculo;

As reservas têm que ser levantadas até ao dia útil anterior ao espetáculo;

 

 

A Oficina Municipal do Teatro, propriedade da Câmara Municipal de Coimbra, é gerida e programada pel’O Teatrão desde 2008.

 

Subscreve à nossa newsletter!

 

Instagram

Pesquisar neste site: