Dossier Serviço Educativo 2016/2017

Oferta educativa para escolas e para a comunidade

Serviço Educativo

A formação dos elementos d’O Teatrão na área de Teatro e Educação permitiu-nos ver a prática teatral como Projetos de Intervenção e o artista como um pedagogo. O teatro, acima da questões de fruição estética, é uma forma de linguagem, de comunicação, de contacto e troca de ideias, de levantamento de questões, um lugar privilegiado para pensar sobre diferentes facetas da nossa existência e sobre o mundo real que nos rodeia. O teatro e arte em geral têm uma função de intervenção na sociedade, de criação de indivíduos ativos, capazes de questionar o seu mundo e de intervir sobre ele ativamente.

 

Projetos de Intervenção artística

É em torno desta ideia que a atividade da companhia se desenvolve. Todos os espetáculos são produzidos tendo por base a proposta de discussão em torno de alguma inquietação que nos move, enquanto cidadãos e artistas. O Projeto Pedagógico nasce deste contexto e é transversal a todas as atividades de companhia. Permite-nos desenvolver e refletir sobre a atividade criativa, criando pontes e construindo redes de sentidos entre as várias atividades bem como acentuar a tónica na componente formativa no âmbito das experiências artísticas. Este projeto funciona sempre em paralelo à atividade da companhia, criando projetos que tanto na sua estrutura formal como no seu conteúdo programático se relacionam com o momento que a companhia atravessa e com os desafios que os seus projetos lançam naquele momento à comunidade.

 

O Teatrão tem vindo a desenvolver um projeto pedagógico em íntima articulação com a criação e produção artísticas, que engloba classes de teatro, o projeto Bando à Parte: Culturas Juvenis, Arte e Inserção Social, uma extensão do projeto PANOS – Palcos Novos Palavras Novas, assim como workshops artísticos nas áreas da dança e do teatro, dirigidos às comunidades de crianças, jovens e suas famílias. Este Projeto Pedagógico compreende igualmente o contacto com diferentes tipos de comunidades da cidade, como sejam os ‘vizinhos’ urbanos da OMT e o desenvolvimento de projetos artísticos conjuntos com grupos de teatro amador e outros grupos artísticos de caráter nacional e internacional, com vocação de trabalho artístico integrante de uma vertente pedagógica e comunitária.

Serviço_Educativo_TEATRAO.pdf
Adobe Acrobat Document 15.3 MB

OFICINA MUNICIPAL DO TEATRO

Rua Pedro Nunes

3030-199 Coimbra - Portugal

40º 11' N / 8º 24' W

 

Telef: +(351) 239 714 013

info@oteatrao.com

 

Bilheteira

Telef: +(351) 239 714 013

Telm: +(351) 912 511 302

reservas@oteatrao.com

 

 

Levantamento de bilhetes:

Dias úteis: 10h-13h e 14h30-19h e uma hora antes do espetáculo.

Não se efetuam reservas no próprio dia do espetáculo;

As reservas têm que ser levantadas até ao dia útil anterior ao espetáculo;

 

 

A Oficina Municipal do Teatro, propriedade da Câmara Municipal de Coimbra, é gerida e programada pel’O Teatrão desde 2008.

 

Subscreve à nossa newsletter!

 

Instagram

Pesquisar neste site: